1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MEIO AMBIENTE: CRIANÇAS REALIZAM PROJETO SOBRE RECICLAGEM

                                 Materiais produzidos pelos próprios alunos atraves da reciclagem
                                                              Foto: osertaoenoticia.com

Alunos da creche Helena Pontes, na cidade de Quixeramobim, realizaram na última sexta-feira, 4  , a III Feirinha do Conhecimento que teve como tema: “Reciclar é um Gesto de Amor”.

                           Crianças se divertem com briquedos produzidos com materiais reciclaveis
                                                              Foto: osertaoenoticia.com 

A feira é resultado de um trabalho realizado pelos professores, coordenadores e funcionários da creche com as crianças daquela instituição de ensino. Durante dois meses todas as crianças trabalharam na questão da reciclagem elaborando projetos de transformação de matérias recicláveis como garrafas pet, latas e papel em brinquedos, objetos para enfeites. Segundo a professora Roselia Nogueira todas as crianças receberam durante esses dois meses muitas informações de uma maneira educativa ao quais as mesmas tiveram como assimilar a importância da reciclagem. “Fiquei muito satisfeita ao ver os resultados, pois são crianças que estão aprendendo coisas que muitos adultos não sabem, e isso é muito satisfatório para nós educadores”, completou a professora.

                                           Funcionários da Creche Heloisa Pontes e Alunos
                                                              Foto: osertaoenoticia.com

A diretora da creche, Francisca Aurelina, comentou com a nossa reportagem que a idéia surgiu do grupo de professores da creche. “todos os anos realizamos esta feira com um tema diferente, os dois últimos foram sobre plantas e animais, e resolvemos este ano colocar este tema tão importante para o nosso planeta. Acreditamos que é um dever da escola conscientizar as crianças para essa questão, pois formaremos adultos capazes de respeitar o meio ambiente”, comentou a diretora. A coordenadora Alda Torres disse que a participação dos alunos e familiares é enorme, pois a motivação de produzirem brinquedos, objetos de decoração e eles mesmos apresentarem, torna a feira mais atraente para toda a comunidade.

                                         Materiais produzido pelos alunos e funcionários
                                                         Foto: osertaoenoticia.com


Saiba Mais (Trecho retirado da internet)
A reciclagem é um processo em que determinados tipos de materiais, que são conhecidos como lixos são reutilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.
Este processo transforma aquilo que iria ou já se encontra no lixo em novos produtos, reduzindo resíduos que seriam lançados na natureza, ao mesmo tempo em que poupa matérias-primas, muitas vezes oriundas de recursos não renováveis.
Veja abaixo uma relação das substâncias e o tempo que elas levam para serem absorvidas no solo.
· Papel comum: de 2 a 4 semanas
· Cascas de bananas: 2 anos
· Latas: 10 anos
· Vidros: 4.000 anos
· Tecidos: de 100 a 400 anos
· Pontas de cigarros: de 10 a 20 anos
· Couro: 30 anos
· Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
· Cordas de náilon: de 30 a 40 anos
· Chicletes: 5 anos
· Latas de alumínio: de 80 a 100 anos 

POR FERNANDO IVO

0 comentários: